cirurgia ortognatica3Que o rosto é nosso grande cartão de visita e a parte do corpo que todos olham primeiramente, ninguém pode negar. Por isso, a estética facial de alguns anos para cá vem sendo muito valorizada. Segundo o Dr. Roberto Piteri, longe de ser uma questão única e exclusivamente estética, alterações como o prognatismo mandibular (queixo para frente), o retrognatismo mandibular (queixo para trás) e o excesso vertical maxilar (sorriso gengival) e as assimetrias, são deformidades do rosto que além de fugir ao conceito de beleza e entram em um quesito funcional bem mais sério: o da saúde.

cirurgia ortognaticaMais do que desestabilizar a autoestima e, muitas vezes, fazer com que a pessoa nem se quer saia de casa e tire foto, estas alterações ósseas da face geram problemas funcionais, como dores de cabeça, alterações no sono, interferências na mastigação, na deglutição, na digestão e na fala.

Mas quem pensa que a solução para harmonizar os maxilares com as outras partes da face e, assim, sanar estes problemas é a realização de uma cirurgia plástica está muito enganado. Existe uma técnica totalmente individualizada que corrige a oclusão (mordida), a função das articulações têmporo-mandibulares (articulação mandibular) e a respiração, além de os resultados proporcionarem uma imagem totalmente diferente da que se via anteriormente. Este procedimento, que reposiciona os maxilares em sua posição ideal é chamado de Cirurgia Ortognática. O procedimento cirúrgico já é antigo e, nos últimos anos, as inovações atenuaram as dificuldades impostas aos pacientes, que antigamente permaneciam com a boca "amarrada" após a operação e tinham a alimentação restrita a líquidos pelo período de até 45 dias.

cirurgia ortognatica2Hoje, além de os resultados funcionais e estéticos serem muito mais significativos, o paciente tem normalmente uma recuperação muito mais rápida e segura, recebendo alta hospitalar muitas vezes até no mesmo dia da cirurgia e voltando às suas atividades normais em 14 dias.

No início da implantodontia, os implantes dentais disponíveis no Brasil eram todos importados, com destaque para algumas empresas pioneiras como Nobel Biocare, 3i, Straumann, Frialit, Ankylos.
Porém com o passar dos anos, surgiram fabricantes nacionais, que no início copiaram a tecnologia estrangeira e tem hoje tecnologia própria e ótima qualidade. Destacam-se empresas como a Conexão, Sin, Neodent, Titanium fix, Dentoflex. Muitas dessas empresas possuem hoje certificações de qualidade do FDA (EUA), CE (Europa), ISO e afins.
Os implantes importados continuam excelentes porém chegam ao mercado nacional a um custo elevado. Algumas marcas de implante importado tem vantagens técnicas que favorecem resultados estéticos ou a durabilidade do implante. Entre outras vantagens dos implante importado está o grande número de estudos que comprovam a sua eficiência e durabilidade.

protese e cirurgia

Algumas empresas de implante realizam tratamentos especiais na superfície dos implantes de forma a torná-los mais biocompatíveis (superfície SLA – Straumann, Nanotite- 3i). Isto significa que há diminuição no tempo necessário para a cicatrização do implante, e maior índice de sucesso e menor probabilidade de perda de um implante (rejeição). A utilização de implantes nacionais ou importados deveria ser discutida entre o dentista e o paciente.
011 37823335
http://www.implantesp.com.br

implantes8A decisão de fazer um implante dentário é um momento muito esperado pelo paciente. Poder mastigar novamente sem o de dentaduras é o sonho de muitas pessoas. A Priore Odontologia é capaz de torná-lo real. Em pouco tempo, você terá o sorriso dos sonhos e melhorará a sua autoestima.
Existem vários tipos de implantes dentários, com preços e qualidades diferenciados. Eles precisam ser escolhidos com muito cuidado, pois vão te acompanhar por muito tempo.
Na Priore Odontologia, os implantes dentários utilizados são os importados: Straumann , ele são considerados os melhores do mundo porque otimizam o tempo de cicatrização e possuem as menores chances de perda do Mercado e evitam enxertos
Realizar um procedimento tão importante quanto este em um lugar com estrutura completa é o que você precisa. Desde 2004, nossa equipe, formada por profissionais altamente qualificados, já realizou mais de 5 mil implantes dentários.
Marque já sua consulta. Esperamos por você ainda hoje para trabalharmos, juntos, na construção do seu sorriso.
Qual o preço de um implante dentário?
O implante dentário é um pino de titânio, parecido com um parafuso, que funciona como uma raiz dentário, sendo instalado cirurgicamente dentro do osso maxilar ou mandibular. Ele funciona como um suporte para o dente artificial. Para descobrir o preço do implante, primeiramente, é preciso saber se é será necessário enxerto ósseo, já que, após a extração dentária, o osso da região começa a diminuir, tanto em altura quanto em espessura. Se o enxerto ósseo for recomendado, o preço do implante dentário aliado a todo o tratamento será maior.
Outro traço importante que influencia no preço do implante dentário é a marca de implante que será utilizada. Na Priore Odontologia utilizamos os importados da Straumann, recomendamos essa marca porque elas têm um tempo de osseointegração menor, entre 21 e 45 dias (contra os 90 a 180 dias necessários para os implantes tradicionais). Esses são os implantes mais modernos do mundo, as suas chances de perda são de apenas 1%, os tradicionais chegam até a 7% de chances de perda e sua utilização evita enxertos.
O valor do implante dentário de qualidade é recompensado pela segurança em realizar atividades simples do dia a dia, como comer, mastigar, nadar, entre outros. Seu sorriso merece o melhor.

duvidas1) A colocação do implante dói?
Não. O implante é instalado com anestesia local semelhante aquelas feitas para procedimentos comuns, como por exemplo, tratamento de cáries. Em casos de perdas dentárias múltiplas e necessidade de instalação de vários implantes, realiza-se o procedimento com sedação endovenosa. Assim, o paciente tem conforto total, e normalmente não se recorda da intervenção após a cirurgia. O paciente estará devidamente medicado tanto no período pré-operatório como pós-peratório.
2) Qual o melhor implante dental do mercado?
Na verdade, existem diversos tipos de implantes excelentes no mercado, tanto nacionais como importados. Os melhores implantes do Mercado são os implantes importados Suiços da Straumann www.straumann.com
3) Qual a duração de um implante dental?
Com uma boa saúde do paciente, um bom planejamento por parte do profissional, higiene adequada, e manutenções periódicas na clínica odontológica, o implante é definitivo e não há necessidade de remoção ou troca. Os implantes importados da Straumann tem garantia vitalícia, a empresa fornece outro implante se der algum problema.
4) Como é realizado um implante dentário?
O implante dentário é um parafuso de titânio que substitui a raiz do dente ausente ou danificado. Sobre esse implante é confeccionada uma prótese, que é a parte visível do sistema. Essa prótese pode necessitar troca com o tempo.
5) Qual é o tempo total para a finalização do tratamento com implantes?
Esse tempo pode alterar de 48 horas no caso de carga imediata, até a vários meses no caso da necessidade de enxertos prévios à instalação dos implantes. O tempo de espera dos implantes Straumann entre a cirurgia e a prótese(dente) é entre 21 – 45 dias, metade do tempo em comparação a outras empresas.
6) O implante dentário pode falhar?
A taxa de sucesso do implante é de 95% a 98%. Caso haja perda do implante, na maioria dos casos podemos refazê-lo após alguns dias, no mesmo local ou adjacente ao local da primeira intervenção. Os implantes da Straumann tem garantia Vitalícia.
7) Existem contraindicações absolutas para a instalação de implantes?
Pessoas em crescimento devem aguardar o término do crescimento dos maxilares. O paciente deve ter boa saúde geral, e apresentar aspectos locais favoráveis à instalação do implante.
8) Sou fumante. Posso fazer meus implantes?
O cigarro atrapalha, mas não contraindica a realização dos implantes dentais. Os implantes hoje possuem tratamento de superfície em nível microscópico, que ajuda a cicatrização dos implantes de forma satisfatória nesses casos.
9) Em algum momento do tratamento com implantes ficarei sem dentes?
Hoje existem diversos tipos de próteses provisórias dos mais diferentes modelos através de várias técnicas. Raramente, o paciente precisa ficar algum dia sem a prótese dentária.
10) Depois do tratamento, devo ter algum cuidado especial com meus implantes?
O cuidado com os implantes é semelhante ao cuidado com os dentes naturais. A alimentação também normalmente não precisa ser alterada.

melhor implanteÉ muito freqüente o paciente querer o melhor implante ou perguntar qual o melhor implante dentário.
Saber qual o melhor implante dentário é um interesse que tanto os pacientes, quanto os dentistas tem. Vários estudos nos mostram ótimos resultados com diferentes formatos de implantes dentários, várias superfícies, tamanhos e modelos.
Alguns são mais indicados para ossos mais duros, outros para ossos mais moles, para carga imediata (colocação de dentes no mesmo dia do implante dentário), implantes dentários guiados (onde não precisamos nem cortar a gengiva para colocá-los) e para carga tardia (tratamento convencional).
Com tantas informações e tantos tipos de implantes dentários, minha resposta para essa pergunta é uma só: o melhor implante dentário que existe é aquele que dá certo.
Sempre é possível que algum problema aconteça, afinal sabemos que os implantes dentários têm uma media de 98% de sucesso, mas não podemos garantir quem terá os 2% de insucesso.
Através dos argumentos acima citados, quero mostrar que a pergunta correta que pacientes e dentistas devem fazer é qual o melhor implante dentário para o meu caso?
Nesta fase é que surge outra duvida do paciente, que seria em relação ao custo do implante. Cada tipo de implante tem um custo e pode ser que no seu caso, um implante de custo menor, normalmente um implante mais simples, seja suficiente para resolver seu problema, mas isso não quer dizer que esse mesmo implante seja indicado para um membro da sua família ou um amigo.
Agora sim, as diferenças do tipo, tamanho, superfície, quem é o profissional e paciente começam a fazer diferença. Nas cirurgias, devemos sempre tentar minimizar os problemas, desta forma, não iremos aumentar as chances de sucesso, que são altíssimas, mas diminuiremos as chances de problemas e sempre que o paciente procura um dentista para realizar seus implantes, deve procurar um que lhe passe confiança, já que é o dentista irá escolher o tipo de implante dentário para o seu caso e dizer qual o melhor para o caso, seja um de maior ou de menor custo.
Existem ótimas empresas no mundo, inclusive no Brasil, que fabricam uma serie de tipos de implantes dentários, desde o mais simples aos mais sofisticados, com superfícies que diminuem o tempo de integração do osso ao titânio e formatos que nos dão uma maior estabilidade inicial do implante, facilitando a colocação imediata de dentes. Em um osso com ótima altura, largura e dureza, todos os implantes certificados do mundo teriam ótimo resultado, mas nos casos em que o paciente apresenta um osso limite em altura, largura e dureza ou em casos de alguns tipos de enxertos ósseos, esses mesmo implantes podem não ser ideais, baseado na afirmação feita acima de minimizar as chances de insucesso. Nesses casos limites, devemos lançar mão de todos os recursos que as empresas fabricantes nos colocam a disposição e nestes casos, a capacidade do dentista e colaboração do paciente fazem toda a diferença.
Por todos esses motivos, procure sempre um profissional indicado ou que lhe passe informações necessárias do motivo pela escolha deste ou daquele implante e o motivo de um custo maior ou menor.
O melhor implante do mundo na implantodontia são os Implantes importados Suiços da Straumann.
Conheça mais: www.straumann.com

price tagO custo dos implantes pode variar dependendo de fatores como a experiência do dentista quanto custa um implante dentario, localização e ambiente de trabalho, e, portanto, a resposta a quanto custo de implantes dentários pode variar. Implantes dentários uma raiz de dente artificial é usado na mandíbula para segurar no lugar de um dente substituído. Implantes dentários são mais confiáveis do que o trabalho de ponte de dentes tradicional que se baseia nos dentes adjacentes para suporte. Isso é porque eles são auto suporte. Existem vários tipos de implantes que são comumente utilizados no atualmente.
Qual é o melhor fabricante de implantes dentários ?
Existem vários fabricantes de implantes dentários a competir no mercado, nomeando alguns:
Zimmer, Keystone, Camlog, Straumann, Nobel Biocare, BioMet 3i, CeraRoot, etc. Qual o melhor?
O mais importante é assegurar-se que o dentista está usando um implante dental de um fabricante que está no ativo há mais de cinco anos. Conhecer um determinado implante demora mais do que um ano. Não se pode aferir da qualidade de um implante dentário em menor tempo. Se um implante dentário novo tiver algum problema com a sua qualidade, não permanecerá no mercado por mais de um ano ou dois. Por isso é recomendável saber se o implante dental que está planejado pelo dentista, tem pelo menos cinco anos de comercialização. A pressão do mercado leva alguns dentistas a trabalhar com implantes de inferior qualidade por serem mais baratos. Não queira o mais barato porque pode sair caro.
Atualmente os melhores implantes odontológico do Mercado são os Implantes importados Suiços da Straumann.
Conheça mais: www.straumann.com
Escolher um cirurgião
Procedimentos odontológicos normalmente requerem dois ou mais especialistas que trabalham como uma equipe completar o tratamento e proporcionar sucesso completo. Um paciente deve escolher um médico competente, devidamente certificado para o procedimento e não deve ir para instalações de saúde backstreet para o procedimento. Estes médicos geralmente consideram alguns aspectos antes de realizar a cirurgia, como nem todo mundo é um candidato adequado para a cirurgia de implante dentário.
Estas precauções incluem:
Anatomia, ou seja, a localização do nervo e sinusite.
Estrutura óssea – se a largura do osso e a altura é suficiente para a cirurgia a ser realizada, a adequação do tecido da gengiva e osso na boca e a sua saúde.
Desenvolvimento dos potenciais locais de implante.
Depois de verificar tudo isso, então pode ser realizada a cirurgia. No entanto é aconselhável comparar os preços para que você pode encontrar o melhor preço para a cirurgia. Os pacientes também são aconselhados para confirmar se o dentista em questão é um membro registrado da médicos e dentista no seu país específicos.
Implantes dentários após cuidados
As etapas a seguir devem ser tomadas em implantes dentários após os cuidados:
Tabagismo: um paciente deve evitar o uso de tabaco durante cerca de 3 dias. Atrasos de cura de fumo e pode criar uma infecção dolorosa.
Higiene bucal: Isto deve ser estritamente seguido após a cirurgia. Escove os dentes suavemente e evitar lavar a boca completamente por alguns dias após a cirurgia.
Descanso e recuperação: recomenda-se repouso absoluto por 2 a 3 dias após a cirurgia.
Medicação após a cirurgia: dor após a cirurgia é um recurso muito comum. O dentista normalmente prescreve alguns medicamentos para aliviar a dor. A prescrição quanto custa um implante dentario deve ser seguida diligentemente e consulta feita com o médico antes de tomar qualquer medicação o contador.

o que e um implante dentarioUm implante dentário é um parafuso de titânio que substituirá a raiz de um dente natural que por qualquer motivo foi extraído. O implante é colocado no osso do maxilar superior ou inferior e, com o tempo, irá integrar-se podendo depois suportar forças como se tratasse de um dente natural. Os implantes dentários são extremamente versáteis podendo substituir um ou mais dentes em falta.
Qual é a taxa de sucesso de um implante?
As estatísticas confirmam um sucesso de perto de 95% ao fim de 20 anos, sendo sempre de ressalvar que os implantes dentários precisam de cuidados tal como os dentes naturais e que se estes cuidados não forem tomados a taxa de sucesso pode ser menor.
Posso colocar um implante?
Há algumas contra-indicações para a colocação de implantes dentários, tais como, doenças cardíacas, diabetes não controlada, radioterapia recente, etc. Se não tiver nenhum quadro clínico complicado e tiver uma quantidade de osso adequada a colocação de um implante não levanta qualquer problema.
Quanto custa um implante dentário?
O preço de um implante é muito variável, dependendo da necessidade ou não de “criar” osso (a quantidade de osso pode não ser suficiente), de “aumentar” a quantidade de gengiva e também do numero de dentes a colocar. De uma forma meramente indicativa, no caso de um implante completo (já com a coroa em cerâmica) o preço pode variar entre R$ 1700,00 a R$ 3000,00.
osso suficiente para implanteosso suficiente para implante2Mesmo não tendo osso suficiente é possível colocar um implante?
Hoje em dia a quantidade de osso nem sempre é impeditiva para o tratamento com implantes dentários. É na grande maioria das vezes possível regenerar osso através de técnicas pouco invasivas e pouco dolorosas, utilizando materiais artificiais (osso artificial e membrana) ou osso da própria pessoa.
Dói muito a colocação de um implante?
A colocação de um implante é feita sob anestesia local o que significa que não dói nada. Após o efeito da anestesia o paciente pode sentir uma dor ligeira perfeitamente controlável com analgésicos e anti inflamatórios.
Que cuidados tenho de ter com os implantes?
Os implantes dentários apesar de serem de titânio e cerâmica têm de ter uma higiene perfeita tal como deveriam ter os seus dentes naturais. Os cuidados a ter são muito semelhantes aos dos dentes naturais: escovagem, uso de fio dental e bochechos com um colutório anti séptico.
Qual a duração do tratamento?
A duração do tratamento é muito variável com cada caso em particular mas de uma forma genérica podemos dizer que varia de algumas horas para casos ideais (a coroa ou ponte é colocada no mesmo dia da cirurgia) até 1 ano nos casos mais complicados, em que temos de respeitar os tempos de cicatrização e regeneração.
implante vantagem proteseQuais são as reais vantagens sobre as próteses convencionais?
O osso alveolar só existe enquanto temos dentes e quando estes desaparecem o osso começa também a desaparecer e com ele os lábios começam a enrugar dando à pessoa um aspecto envelhecido. As próteses convencionais não conseguem manter o osso, pelo contrário podem (se estiverem desajustadas) levar à aceleração da perda óssea. Os implantes dentários ao funcionarem como dentes impedem a perda de osso e consequentemente atrasam o envelhecimento facial
A outra grande vantagem é o facto de ser uma solução fixa, não corre o risco de lhe “saltarem” os dentes. Pode parecer irrelevante mas é o suficiente para lhe aumentar a autoconfiança e voltar a rir-se como dantes.
Que mudanças vou sentir na minha vida?
Os seus novos dentes têm o aspecto, a textura e a funcionalidade de um dente natural o que implica vai deixar de ter de abdicar de alimentos duros, de ter de esconder os dentes quando se ri, de lavar a próteses às escondidas.
As próteses convencionais removíveis diminuem imenso a capacidade mastigatória que vai ser restituída com a colocação dos implantes.
Os implantes importados são melhores que os nacionais?
O índice de sucesso é de 98%, ou seja, em cada 100 poderemos ter problemas em dois.
Existem ótimos implantes nacionais e ótimos importados, assim como existem implantes importados que são péssimos e nacionais que também são. Apenas uma marca (importada) é superior a todas as outras, são os implantes Suiços importados da Straumann. Como eu comentei anteriormente, todos os implantes são de titânio e todas as empresas são avaliadas e recebem uma licença para comercialização, isso deveria nos garantir a qualidade de todos. A grande diferença entre os implantes melhores e os piores está depois, na hora da colocação dos dentes. Quanto melhor a empresa do implante, mais componentes e mais preciso o encaixe entre eles e o implante. Para exemplificar, um implante de uma empresa de ponta, o dentista pode colocá-lo em uma posição que não seja a ideal, mas a empresa tem acessórios que compensam essa alteração. Outras empresas você perderia o implante. Mas sempre existe um trabalho que caiba no seu orçamento.
Qual é o melhor fabricante de implantes dentários ?
Existem vários fabricantes de implantes dentários a competir no mercado, nomeando alguns:
Zimmer, Keystone, Camlog, Straumann, Nobel Biocare, BioMet 3i, CeraRoot, etc. Qual o melhor?
O mais importante é assegurar-se que o dentista está usando um implante dental de um fabricante que está no ativo há mais de cinco anos. Conhecer um determinado implante demora mais do que um ano. Não se pode aferir da qualidade de um implante dentário em menor tempo. Se um implante dentário novo tiver algum problema com a sua qualidade, não permanecerá no mercado por mais de um ano ou dois. Por isso é recomendável saber se o implante dental que está planejado pelo dentista, tem pelo menos cinco anos de comercialização. A pressão do mercado leva alguns dentistas a trabalhar com implantes de inferior qualidade por serem mais baratos. Não queira o mais barato porque pode sair caro.
Atualmente os melhores implantes odontológico do Mercado são os Implantes importados Suiços da Straumann.
Conheça mais: www.straumann.com

creme dentalSe você acha que são a mesma coisa errou! O gel está relacionado á refrescância bucal e que a pasta serve para higienizar e tratar do desntes. Ambos podem ter os mesmos benefícios. Sabendo disso, o consumidor tem um leque de opções, de acordo com as suas necessidades e preferências de cada.

• O gel transparente é e a pasta é branca? Não necessariamente, já que alguns cremes dentais disponíveis no mercado usam uma base sílica, ou seja, são géis, mas possuem um corante que os torna brancos.

• A pasta branca dá mais proteção que o gel? Tanto o gel quanto a pasta branca limpam os dentes por meio de uma ação mecânica, de forma segura ao esmalte. O ingrediente de limpeza usado em cada tecnologia é diferente: á base de sílicia para o gel e á base de carbonato para pasta branca. Os dois tipos são desenvolvidos para entregar uma efetiva.

• O gel tem outros benefícios além da refrescância? Além de protegerem contra as cáries e ajudar a manter o hálito protegido de bactérias causadoras do mau hálito, alguns géis oferecem também proteção contra placa, tártaro e gengivite e alívio da sensibilidade dos dentes.

dentes10As facetas são próteses finas de porcelana colocadas na frente dos dentes para proporcionar uma aparência natural e atraente. São indicadas para corrigir dentes trincados , manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal. Já as coroas são utilizadas para substituir um dente enfraquecido. Ela é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva, e é confeccionada por diversos matérias pelo dentistas e técnico em prótese dental. Para recomendar uma coroa dentária, o dentista baseia-se nos seguintes fatores que podem ocorrer na boca do paciente: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca, ao término de um tratamento de canal quando houve grande perda de estrutura dental e necessidade de colocar um implante dentário em função. Entre as desvantagens da coroa é necessário tratar canal, porém, por apresentar uma estrutura (corpo) maior, é mais resistente que as facetas.

Escovar os dentes com muita força não é sinônimo de higienização mais eficiente. Pelo contrário, força em demasia pode desgastar o esmalte e provocar até retração gengival.

“Exibir um sorriso saudável não é só questão de beleza e sim de saúde”

3d2Gosto de experimentar novas aplicações para o Iphone, especialmente as que são relacionadas com Odontologia. O problema é que, como em quase todas as outras categorias de app, há muitos programas que não servem para absolutamente nada.
O CavityFree 3D é mais uma daquelas em que só mostra imagens, mas achei interessante. São pequenas animações em 3D demonstrando algumas técnicas de higiene oral:
1 - Escovação, animação com explicação da técnica de Bass.
2 - Utilização de escova interdentária em aparelho ortodontico fixo.
3 - Utilização de passador de fio dental em aparelho fixo.
Sim, é bem básica, mas a maneira como estão feitas as animações são bastante esclarecedoras, ótimo para quando não se tem um modelo à mão.

habitos bucaisO que é preciso saber sobre hábitos bucais?
O hábito é a repetição de um ato (por exemplo, sucção de chupeta), com uma determinada finalidade (por exemplo, carência efetiva). Alguns hábitos, com o decorrer do tempo, podem-se tornar indesejáveis; dentre eles, podemos citar o uso da mamadeira e da chupeta e a sucção do dedo.
Por que é preciso se preocupar com eles?
A sucção de dedo, chupeta ou mamadeira é um fator que pode interferir no desenvolvimento da criança, podendo levar a alterações bucais, tais como: mordida aberta, mordida cruzada, inclinação dos dentes, diastemas, alterações no padrão de deglutição, etc.
Essas alterações sempre ocorrem?
Não. O hábito precisa de certa intensidade e frequência ao longo do tempo para promover alterações.
O que se pode fazer para prevenir essas alterações?
A criança com até 2 anos de idade encontra-se na fase oral, em que a satisfação é centrada na cavidade bucal. Portanto, a sucção é muito importante. Em algumas crianças essa necessidade é maior. O importante é não deixar o hábito se tornar um vício.
Esses hábitos devem ser removidos o quanto antes, e de forma gradativa, para que não se altere o equilíbrio psicológico e físico da criança.
Caso existam alterações, o que pode ser feito?
O odontopediatra orientará o que for melhor para cada caso, podendo encaminhar para outros profissionais, como o fonoaudiólogo e o psicólogo.
Sempre é necessário o uso de aparelhos?
Não. Quando o hábito é removido aos 3 ou 4 anos de idade, alterações como a mordida aberta podem-se autocorrigir.
É necessário o uso da chupeta?
Algumas crianças não fazem a sucção devida na amamentação, sentindo necessidade de complementação com a sucção da chupeta ou do dedo.
Como remover o hábito?
Sempre que possível, devemos conversar com a criança, explicando o porquê da remoção, fazendo reforços positivos, motivando com muito amor e compreensão.
Deve-se usar muita criatividade, procurando distrair a criança.
Como remover a mamadeira?
Podemos ir diluindo, com água, o leite da mamadeira, deixando-a menos saborosa, até que fique só água. Motivar a criança a usar copo com bico especial, com desenhos etc. A criança pode estar utilizando o bico da mamadeira só para succionar, sem ter a necessidade de ingerir o leite.
Como remover a chupeta?
Desde o nascimento, a criança não deve ser acostumada a ficar o tempo todo com a chupeta na boca – ela deve ser dada apenas em momentos de tensão; dessa forma, ela não ficará viciada no seu curso. Nunca oferecer mais de uma chupeta por vez e não a deixar pendurada na roupa da criança, evitando que fique sempre à sua disposição. Quando o bebê adormecer, remover a chupeta da boca. Com esses cuidados, naturalmente a criança deixará de necessitar da chupeta.
Caso já existam alterações bucais, deve-se procurar o profissional, e o hábito deve ser removido o quanto antes, sempre se rejeitando a individualidade da criança, procurando mostrar-lhe o problema causado e incentivando-a a largar a chupeta.
Como remover o hábito de sucção do dedo?
Devemos evitar a instalação do hábito de sucção de dedo, pois a sua remoção é mais difícil, já que o dedo está sempre à disposição. Muitas vezes, é necessário o auxílio do psicólogo, pois o componente emocional é maior.
É preciso procurar ajuda profissional?
O profissional tem um papel importante na orientação e remoção desses hábitos. Ele ajuda os pais, orientando sobre qual a melhor conduta e maneira de conversar com a criança, evitando a chantagem, a punição e a repressão. O profissional motivará a criança com modelos, fotos, pastas de motivação, histórias, e

doquesaofeitos dentesA coroa é revestida por esmalte e sob ele há a dentina, menos mineralizada que o esmalte, e protege a cavidade pulpar.
A polpa encerra vasos sangüíneos, nervos e tecido conjuntivo pouco espesso, com células nervosas especializadas.
A coroa, isto é, a camada dura do revestimento, recoberto de esmalte que protege o dente, pode apresentar duas ou mais protuberâncias em sua superfície mastigatória.
O esmalte, os materiais que formam o esmalte estão dispostos em prismas hexagonais microscópicos em sentido perpendicular à superfície do dente. Nessa formação entram o fosfato de cálcio, fosfato de magnésio e fluoreto de cálcio.
A raiz é revestida por cemento, e sob ele a dentina internamente à cavidade pulpar.
Os ligamentos alvéolo-dentais prendem o dente ao maxilar, onde o osso da mandíbula lhe proporciona suporte e local para implantação.
O alvéolo é a estrutura de suporte do dente e por ser tecido ósseo possui cálcio.
As gengivas são tecidos moles que cobrem o osso alveolar como um prolongamento das membranas mucosas da boca, lábios e maçãs do rosto.
Quantos dentes uma pessoa tem na boca?
Nossa arcada dentária permanente é de 32 dentes
• Incisivos
• Caninos
• Molares do maxilar superior
• Molares do maxilar inferior

saude bucalDentifrícios (Pastas Dentais)
Qual a função da pasta dental?
A efetividade da remoção da placa bacteriana é 70% maior quando se usa dentifrício. Além disso, a formação de uma nova placa é reduzida em 45% com o uso de creme dental. Embora o dentifrício não seja indispensável para a remoção de placas, tem-se comprovado a sua importância para garantir a limpeza e o polimento dental.
Qual a quantidade de pasta ideal?
A quantidade de pasta só tem relevância quando se trata de crianças com menos de 6 anos, que podem ingerir dentifrício involuntariamente ao escovar os dentes. Uma quantidade bem pequena deve ser usada, para reduzir a ingestão de flúor. Recomendamos a técnica transversal: ao invés de se colocar pasta em toda a extensão da escova, cruza-se esta com dentifrício. Isso é particularmente importante quando as crianças também bebem água fluoretada. Assim, serão reduzidos os riscos de se adquirir fluorose dental.
Qual a diferença entre pasta dental anticárie, antitártaro e antiplaca?
A anticárie contém flúor, e a antitártaro contém em, acréscimo, substâncias que reduzem a formação de tártaro. Deve-se esclarecer que os dentifrícios antitártaro não removem cálculo dental mecanicamente, o que deve ser feito pelo dentista ou pessoal auxiliar; o dentifrício interfere apenas em sua formação. As pastas antiplaca contêm substâncias antimicrobianas.
Quais os tipos de flúor e sua concentração na pasta?
A adição de uma ou outra forma de flúor na pasta ( as mais comuns são o NaF e o MFP) varia de acordo com o tipo de abrasivo que esta contém. Não se recomenda o uso de cremes dentais com concentração de flúor abaixo de 1000 ppm, pois a sua eficiência ainda não está comprovada (1000 – 1100 ppm são o ideal). Já os que apresentam mais de 1100 ppm de flúor garantem que, mesmo havendo uma certa inativação do flúor (em casos de produtos cuja validade está vencida), uma quantidade significativa para o controle da cárie será mantida.
Qual a função do bicarbonato de sódio?
Por ser o bicarbonato de sódio uma substância alcalinizante e tamponante, hipoteticamente ele poderia neutralizar os ácidos produzidos na placa dental quando da exposição ao açúcar.
Existe diferença na abrasividade das pastas?
Existem dentifrícios de abrasividade baixa, média e alta. Deve-se enfatizar que um abrasivo no dentifrício é fundamental para garantir a limpeza e o polimento dental. Desgaste e abrasão dental estão mais relacionados com o modo de escovar, o tipo de escova, as substâncias ácidas (refrigerantes, enxaguatórios, frutas) consumidas ou usadas antes da escovação do que com o poder intrínseco do abrasivo.
Qual a idade ideal para introduzir a pasta dental na higiene da criança?
O ideal é que haja pais comprometidos com a saúde bucal dos filhos, e não que estipule uma idade. Ao mesmo tempo em que o flúor dos dentifrícios é indispensável para o controle da cárie, sua ingestão deve ser controlada, devido ao risco de fluorose dental.
As pastas para sensibilidade são efetivas? Qual a duração do seu efeito?
Estudos com dentifrícios contendo nitrato de potássio têm mostrado média de 30% de redução de sensibilidade a jato de ar frio. Essa redução vai depender do limiar de sensibilidade do indivíduo, do uso de substâncias erosivas e do modo de escovar os dentes.
Como funcionam e quais os tipos de pastas clareadoras? Existem contra-indicações?
O princípio básico está no poder oxidante do peróxido, que descora os dentes ao oxidar pigmentos dentais, promovendo assim uma “remoção” química. A princípio não há contra indicação, mas, à semelhança de outros tipos de dentifrícios, deve haver racionalidade na indicação.
Qual a pasta ideal?
De modo geral, a indicação é a pasta fluoretada, sendo as demais recomendadas só em casos particulares.
Qual a diferença entre pasta, gel ou creme na efetividade das pastas dentais?
Nenhuma, e é impossível fazer qualquer inferência quanto a flúor, abrasividade, efeito antiplaca, antitártaro etc. pela simples aparência de um dentifrício.

sisoOs terceiros molares, conhecidos como “dentes do siso”, normalmente erupcionam entre os 16 aos 25 anos de idade. Eles são os últimos dentes a aparecerem na boca.
Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso do maxilar ou simplesmente não saem. Isto pode causar sobreposição ou deslocamento de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Os dentes do siso ficam presos no osso do maxilar em posições fora do normal, por vezes na horizontal, o que os impede de saírem de forma normal.
Um terceiro molar erupcionado parcialmente pode provocar gengivites; abscessos; dor; irritação; edema; dor de cabeça; etc. Quando o terceiro molar estiver dentro do osso nós dizemos que ele está incluso ou impactado, ele pode produzir reabsorção do dente vizinho, degeneração, lesões císticas, desalinhamento de grupo de dentes, transtornos dolorosos, etc.
A cirurgia para remoção do terceiro molar esta indicada por um profissional habilitado, evitando-se desta forma, acidentes transcirúrgicos. Na maior parte dos casos, é recomendado extrair os dentes do siso presos. Dependendo da posição do dente a remoção do terceiro molar ou dente do siso pode ser realizada no consultório do seu dentista, numa clínica de cirurgia ou num hospital.

siso 1

clareamento dentalDentes mais brancos e brilhantes
Seus dentes muito mais brancos e saudáveis..
Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.
Conheça algumas técnicas de clareamento:
• Técnicas caseiras com substâncias químicas.
• Técnicas utilizadas no consultório com o auxílio de luz para aquecimento ou laser.
Todas são capazes de realizar o clareamento. O que as difere é o tempo que é levado para concluir uma técnica e outra.
O clareamento caseiro demora mais tempo, porém é menos agressivo ao dente. Quanto mais rápidas são as técnicas, maior efeito colateral provocam. Este efeito, basicamente é sensibilidade dentinária.
• Clareamento à Laser
Para um sorriso mais branco é usado uma técnica de clareamento à laser. A boca é protegida por uma máscara de borracha com pequenos furos, que deixam apenas os dentes à mostra. Em seguida é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio a 35%, que é um poderoso despigmentante.
O laser é passado dente a dente por uma espécie de caneta com ponta luminosa. O laser ativa o produto, que remove os pigmentos internos e externos. O clareamento deve ser feito a cada dois ou três anos.
Perguntas Freqüentes
Como funciona o clareamento dental?
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.
Como posso clarear meus dentes?
Os dentes podem ser clareados através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) das seguintes maneiras:
No consultório:
o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte. O clareamento dental a laser consiste na ativação do gel clareador especial sobre o dente de uma forma mais rápida que a convencional, podendo-se obter o efeito desejado em uma única sessão.
Em casa (doméstico):
o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa.
Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?
Sim. Como outros produtos e medicamentos médicos e odontológicos, quando usados corretamente conforme orientação, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.
A mídia divulgou que o clareamento doméstico poderia potencializar o aparecimento do câncer. É verdade?
Essa informação não tem fundamento. Tanto que a FDA (Food and Drug Administration) e a ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos em cremes dentais, que são usados indiscriminadamente pela população. Essas entidades também não desaprovam o uso de clareadores dentais, desde que supervisionado por dentistas.
O dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada.
O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.
Posso fazer clareamento em qualquer idade?
Sim. Não há contra-indicação específica quanto à idade. À partir dos 10 anos, é aceitável.
Durante o clareamento, o que não devo fazer?
Fumar durante o tratamento, tomar café, chá, beterraba, vinho tinto e refrigerantes a base de Cola em excesso.
O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção

bem estarA definição de saúde e bem estar possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.
Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O “bem-estar social” da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.
A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como: um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. Alguns afirmam ainda que a definição teria possibilitado uma medicalização da existência humana, assim como abusos por parte do Estado a título de promoção de saúde.
Por outro lado, a definição utópica de saúde é útil como um horizonte para os serviços de saúde por estimular a priorização das ações. A definição pouco restritiva dá liberdade necessária para ações em todos os níveis da organização social.
Christopher Boorse definiu em 1977 a saúde como a simples ausência de doença; pretendia apresentar uma definição “naturalista”. Em 1981, Leon Kass questionou que o bem-estar mental fosse parte do campo da saúde; sua definição de saúde foi: “o bem-funcionar de um organismo como um todo”, ou ainda “uma actividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas.” Lennart Nordenfelt definiu em 2001 a saúde como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias.
As definições acima têm seus méritos, mas provavelmente a segunda definição mais citada também é da OMS, mais especificamente do Escritório Regional Europeu: A medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.
Estilo de vida é uma expressão moderna que se refere à estratificação da sociedade por meio de aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padrões de consumo, rotinas, hábitos ou uma forma de vida adaptada ao dia-a-dia. Sua determinação entretanto não foge às regras da formação e diferenciação das culturas: a adaptação ao meio ambiente e aos outros homens. Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em conseqüência, se comportam e fazem escolhas. Mas isso é só uma parte do que define um estilo de vida.
Como se vê há inclusive revistas populares, colunas em jornais anunciando padrões específicos de conduta, alimentação, roupas, espaços de esporte lazer etc.

aparelhoO Aparelho Ortodôntico Fixo é o tipo mais comum de aparelho. Consiste em bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.
O Aparelho Ortodôntico Estético, os brackets são confeccionados de materiais transparentes, como a porcelana e a safira.
O Aparelho Ortodôntico Invisalign é a maneira quase invisivel de se corrigir os dentes através de alinhadores feitos sob medida. É mais confortavel e mais saudável , pois não utiliza fios metálicos ou braquetes. Por ser removível, não haverá problemas na alimentação e higiene bucal.
Fonte: www.invisalign.com.br
No Aparelho Ortodôntico Lingual, a colagem do aparelho fixo é feita pelo lado interno dos dentes.
Se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.
É uma filosofia de tratamento ortodôntico totalmente inovadora , pois não utiliza elásticos (borrachinhas coloridas) para ativação do aparelho, reduzindo dessa forma o atrito , facilitando o alinhamento e nivelamento dos dentes com a conseqüente redução do tempo de tratamento ortodôntico. (Veja o vídeo)
Utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.
O Expansor Palatino é um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.
Com o Aparelho Ortodôntico Extrabucal, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial.
Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás.
O Sistema Trainer para Braquetes é um conjunto de aparelhos intra bucais, prescritos por dentistas, para a correção dos maus hábitos orais de uma forma simples e eficaz.
Os Trainers são aparelhos removíveis, confortáveis, fáceis de usar e higienizar e disponíveis em vários modelos, cada um desenvolvido para atender a uma necessidade específica.
Fonte: www.trainer.com.br
Uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, os niveladores estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são visualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.
Também chamados de talas, os Aparelhos Reposicionadores de Mandíbula, podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam à “treinar” a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM).
Os Amortecedores de Lábios e Bochechas são destinados à manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.

amamentacaoAmamentação educa o bebê para o futuro
A Amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças.
Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilibrio emocional. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto.
Porém, poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração, mastigação e dentição da criança.
Amamentar é um exercício muito importante
Quando a criança esta na fase de amamentação ela esta recebendo as vitaminas da mãe e também esta fazendo um exercício físico extremamente importante para dilatar sua ossada e musculatura bucal.
O bebê recém-nascido tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá obter um equilíbrio em relação ao maxilar superior durante o seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos.
Mamar no peito não é fácil, por isso o bebê transpira durante a amamentação. Esse exercício é o primeiro responsável pelo crescimento harmonioso da face e dentição do bebê. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do nenê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando este flui por um furo generoso no bico.
Para exercitar-se com maior eficiência, o bebê deve ficar na posição mais inclinada próximo da posição vertical. Esta posição é importante porque facilita a deglutição do leite. Este exercício de amamentação também colabora para evitar que os dentes não cresçam encavalados (apinhamento dental). Os Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos.
Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, aprende-se respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes, a ficar encavalados, aumentando também o processo de cárie.
Amamentação prepara o bebê para a mastigação
A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para a criança ao longo de anos, acaba ficando preguiçoso habituando-a a uma dieta mole, fácil e adocicada, isso aumenta os riscos de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a começar a recusar alimentos que precisem de maiores esforços como a mastigação e a sucção.
Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos bucais. Compreenda que a amamentação prepara a criança para iniciar um longo processo de mastigação.
Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, que não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. Geralmente isso acontece porque algumas mães (em um ato de querer facilitar os esforços do bebê) os habituaram a não praticar os exercícios bucais, naturalmente exercidos durante a amamentação.
Este ato de preservar o bebê pode trazer conseqüências ainda mais serias. Em um futuro próximo o uso precoce e prolongado da mamadeira poderá refletir na mastigação incorreta podendo levar também a problemas de obesidade e de estômago.
Evitando hábitos Prejudiciais
Atrelada à mamadeira, vem a chupeta, que também é usada normalmente por muito tempo, e o hábito de chupar o dedo, afetando o posicionamento dos dentes e trazendo também conseqüências danosas à fala e à respiração
Abandonando a Mamadeira
A partir dos quatro meses , quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), deverá fazê-lo usando apenas copos e colheres, evitando o uso de mamadeira ou “chuquinha”.
Prevenindo a Cárie
A primeira consulta odontológica de uma criança deveria ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho; nesse primeiro encontro, o odontopediatra orientaria a respeito da higienização, dieta e como proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê.
Entre outras coisas, aconselharia, os pais a acostumarem-se a levar seus bebês ao dentista, assim com os levam ao pediatra, no sentido de se poder acompanhar de perto o desenvolvimento destes na tentativa da erradicação da doença cárie.

ortodontiaUma parcela das pessoas passam boa parte de suas vidas evitando frequentar o consultório dentário para corrigir problemas com a arcada dentária. A maior queixa é o tempo de tratamento.

Atualmente, este problema é minimizado com uma nova tecnologia internacional em tratamento ortodôntico, oaparelho autoligado. Esse sistema consiste na utilização de um aparelho associado à braquetes autoligáveis que não necessitam de borrachas para serem presos ao arco do aparelho. O sistema convencional (braquetes com borrachinha) provoca uma maior pressão e atrito no movimento dentário, tornando o tratamento mais lento e menos confortável. No aparelho autoligado, o arco desliza melhor, havendo uma menor fricção, o que facilita o movimento dentário. Esta é uma nova solução para diversas pessoas que muitas vezes preferiram ficar com os dentes tortos ao tratar com o aparelho ortodôntico convencional.

Realizar um tratamento ortodôntico com o menor número de consultas é uma realidade na Europa, nos Estados Unidos. A nova técnica promove uma redução no número de consultas e essa diminuição traz benefícios para o paciente, que se sente mais confortável.

Os braquetes autoligados proporcionam redução no tempo de atendimento ao paciente, redução no tempo de tratamento, intervalos maiores entre as consultas e distribuição uniforme da força além de serem mais higiênicos. Com o aparelhoortodôntico autoligado, o tempo médio entre as consultas de manutenção é de dois meses. Isto vai depender do fabricante do aparelho e do tipo de fio utilizado. Um fio mais simples demanda um tempo menor entre as consultas.

Se você utilizar o aparelho autoligado com fio super elástico ou fio termoativado, a média é de dois meses. O resultado do tratamento com aparelho autoligado é visto mais rápido do que no aparelho ortodôntico tradicional porque ele vai movimentar o dente mais rapidamente. A diminuição do tempo de tratamento entre um paciente com aparelho ortodôntico normal e um com aparelho autoligado é de 30% a até 60%. A indicação é para todos os casos de más oclusões e principalmente em adultos.

O tratamento ortodôntico melhora a saúde bucal, proporcionando uma aparência mais agradável. Além disso, facilita a mastigação e a higiene bucal, consequentemente diminuindo a incidência de cáries e doenças na gengiva.

A Clínica Priore Odontolohia localizada em São Paulo, já conta com essa técnica moderna e prática que permite correções em até um ano, dependendo do caso.
Utilizamos o a marca Foresta Dent e Orthometric, a melhores empresas de aparelhos autoligado do mercado.

mau halitoO mau halito, ou halitose, é uma condição em que um odor desagradavel proveniente da boca ou estomago é exalado durante a respiração. Estima-se (ABHA) que 30% das pessoas no Brasil tem halitose e em 90% destes casos a saude bucal é responsavel pelo “bafão”.

Uma balinha ajuda, mas não combate as principais causas do mau halito. Veja como combater o Mau Halito:

1) Tome um bom café da manhã

Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) quando ficamos mais de 4 horas sem nos alimentar, o corpo consome acidos graxos e seu odor terrivel é exalado durante a respiração.

2) Beba bastante água

Beber bastante agua, além de beneficios para todo o corpo, evita o ressecamento bucal e a falta de saliva, que geram a halitose.

3) Escove os dentes

Os residuos alimentares são uma fonte de odor desagradavel que podem ser eliminados facilmente com uma boa escovação e o uso de fio dental.

4) Limpe a lingua

Composta por muco da saliva, celulas descamadas, restos alimentares e muitas bacterias, a saburra lingual é uma das principais causas do mal halito. Podemos limpar a lingua durante a escovação dental, ou podemos usar escovas proprias para a higiene lingual.

5) Evitar alimentos de forte odor

Alimentos e temperos de odor forte como o “alho”, a cebola e a pimenta deixam nosso halito comprometido quando consumidos em excesso.
6) Evitar alcool e fumo O consumo de bebidas alcoolicas e fumo são prejudiciais a saude e deixam marcas evidentes no halito das pessoas que os consome.

7) Evite enxaguatorios bucais com alcool

O uso diario de enxaguantes bucais com alcool em sua composição é equivalente a fazer uso diario de bebida alcoolica. O alcool desidrata os tecidos bucais aumentando sua descamação.

8) Estimule a salivação

A saliva é a nossa principal arma contra o mal halito. Alimentos como chicletes sem açucar, vinagre e frutas citricas aumentam a salivação melhoram o halito.

9) Mantenha sua saude em dia

Um simples checkup medico pode identificar problemas que podem gerar mal halito como diabetes, sinusites e disturbios gastro intestinais.

10) Visite seu dentista regularmente

Uma simples e barata profilaxia a cada 6 meses pode evitar caries e doenças gengivais e deixam o nosso halito saudavel.

SOBRE NOSSO CONSULTÓRIO

Com mais de 14 anos de tradição na região, nossa missão é a alta qualidade de atendimento e constante atualização, utilizamos a digitalização de imagens, as quais são tomadas no momento da avaliação, trazendo maior clareza na prestação dos serviços. Estamos preparados para execução dos mais modernos tratamentos odontológicos.

Últimas notícias

Orientando o paciente